A importância do especialista
Com o aumento da complexidade tecnológica, constatou-se o potencial estético e funcional de se ter um melhor controle da iluminação sobre o espaço arquitetônico e urbano.
Cada vez mais, é necessário o domínio de outras áreas do conhecimento, além da arquitetura. Assim surgiram os primeiros profissionais dedicados exclusivamente a esta complexa matéria, geralmente vindos da arquitetura.
Embora a resolução do CAU nº 51/2013 determine a graduação em Arquitetura e Urbanismo como requisito mínimo, a Arquitetura de Iluminação exige domínio de uma série de competências adicionais para o bom exercício da atividade, como a compreensão da luz enquanto matéria e linguagem, os desdobramentos fisiológicos e psicológicos da luz no ser humano, o domínio do substrato técnico necessário à realização dos projetos, o acompanhamento contínuo da evolução tecnológica, e também, a prática constante nesta atividade.
É importante reforçar que com a velocidade cada vez maior de desenvolvimento de projetos, e paralelamente a este aumento, há uma renovação constante dos equipamentos tecnológicos disponíveis no mercado, torna-se impraticável para um profissional que não esteja exclusivamente dedicado à esta disciplina, abordar todos os aspectos pertinentes a um bom projeto de iluminação.
Light Designer
Arquiteto de Iluminação
É o profissional responsável por transformar as expectativas relacionadas à luz em soluções técnicas e tecnológicas integradas à arquitetura
Projeto de Iluminação
(Luminotécnica)
Consiste na definição das camadas de luz artificial que irão sobrepor o projeto arquitetônico, potencializando suas qualidades estéticas e funcionais, através do uso racional dos recursos disponíveis.
CULTURA CONSCIENTE DA LUZ
Um projeto de iluminação é, antes de tudo, um exercício de comunicação visual.
José Luiz Vaz Galeão
Mais importante do que Iluminar, é saber como não iluminar.
Peter Gasper
Decida o que você deseja ver. Em primeiro lugar, você precisa aprender a ver. E lembre-se: regras são substitutas do pensar. Faça o que requer o projeto — nada, além disso.
Howard Brandston
O projeto de iluminação é um complemento que visa interpretar as propostas do espaço de modo a atender plenamente as necessidades dos seus usuários.
Esther Stiller
O aspecto subjetivo da iluminação procura traduzir o partido arquitetônico, identificar os ambientes e suas funções.
Gilberto Franco