Learning to See, a
Matter of Light

Howard Brandston

O projeto de iluminação consiste em construir camadas de luz artificial, que se sobrepõe ao projeto arquitetônico, valorizando suas qualidades estéticas e funcionais, através do uso racional de energia e recursos disponíveis.


Fornece as condições necessárias à execução de atividades físicas e de lazer, onde um projeto de iluminação artificial participa da experiência humana em todos os lados do ambiente construído.

É capaz de complementar e agregar valor aos desígnios do arquiteto, quando altera a percepção que se tem do edifício e do espaço urbano, melhorando o seu conforto visual.

Pode interferir na saúde física e psicológica dos indivíduos, muitas vezes privados do contato com a luz natural por longos períodos do dia, e através de atividades noturnas em edifícios e cidades.

Considerando o fim ou diminuição dos recursos naturais e energéticos disponíveis hoje, o projeto de iluminação surge como uma alternativa para minimizar o impacto de uma alta demanda através do uso racional da Luz.

Um projeto de iluminação ajuda a reduzir os custos de implantação, operação e manutenção, contribuindo para aumentar a produtividade e o bem-estar das pessoas, tornando ambientes mais atraentes, agregando valor à arquitetura e, também, à paisagem urbana.